quinta-feira, 7 de maio de 2015

DCE cobra ação da Universidade em relação a agressão do segurança da MAP aos estudantes negros em frente ao RU


Hoje, dia 07/05, O Diretório Central dos Estudantes entregou oficialmente a Reitoria em reunião, um oficio assinado por diversas entidades e diretórios e centros acadêmicos, cobrando providências da mesma em relação a agressão sofrida por estudantes da UFBa e um jovem negro que se encontrava dentro da Universidade, por um segurança da empresa MAP em frente ao RU, jovem que tinha sofrimentos mentais, que logo após a agressão teve várias crises levando a seu posterior falecimento um mês depois. Cobramos um apoio jurídico da Universidade na ação movida por um dos estudantes contra a empresa MAP e também um apoio jurídico a família do jovem que veio a falecer por causa do ocorrido, visto que a Universidade não tinha tomado nenhuma ação sobre o caso além de lançar uma nota de repúdio.  Nessa reunião questionamos também o modelo de segurança que a Universidade utiliza, que reproduz a ação da PM dentro do espaço universitário, seguido de várias opressões, como o machismo, racismo e homofobia.
    Como fruto dessa reunião, o Reitorado encaminhou o jovem a Procuradoria da UFBa para prestar todo o apoio jurídico junto com a Defensoria Pública e solicitou que incluísse a família do jovem para dar a devida assistência. Ação  pretende responsabilizar a empresa pelo ocorrido cujo segurança usou de abuso de poder perante os jovens e agiu de forma desproporcional.
     A lógica que atua a empresa de segurança MAP, patrimonialista, não condiz com o ambiente universitário, agindo muitas vezes de forma opressora, sem contar que em seu corpo de funcionários estão vários policiais que foram expulsos da corporação policial ou reformados, incapazes de seguir a carreira militar. Os seguranças da MAP são acusados de assediar as meninas, de ter posturas homofóbicas e até mesmo racistas, situação que vem sendo denunciada constantemente pelos estudantes. Com isso, a Reitoria junto com o DCE, se comprometeu em realizar um curso de direitos humanos para os seguranças, para agirem de forma mais humanizada, aproximá-los com os estudantes. Sabendo que isso ainda não evitará que continue ocorrendo casos semelhantes, o DCE se compromete em continuar fiscalizando e denunciando essas ocorrências e iremos buscar formas mais eficientes de controle.       

Carta do pai do jovem que faleceu Ofício de apoio jurídicoEntidades que assinam o ofício