quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Movimente-se É Preciso Ousar Pelo PASSE LIVRE.


O transporte na sociedade contemporânea moderna, se tornou algo essencial a vida humana, principalmente nos grandes centros urbanos, onde tudo o que se tem que fazer, seja trabalho, educação, lazer e demais, as pessoas tem que se locomover por caminhos longos , resultado do grande crescimento populacional e a divisão das cidades. O transporte pode ser considerado nos tempos de hoje como um direito social, pois não há como se viver sem conseguir se locomover . O que observa-se que acontece com o sistema de transporte no Brasil, que é nomeado como público, é uma fonte de riquezas e exploração de grandes empresários e um ótimo canal para lobismos e financiamento de campanhas eleitorais, existe um grande descaso em relação a real importância do transporte público em nosso país.
Em um país tão desigual como o nosso, tem que ser garantido o direito de ir e vir da população, principalmente as mais desfavorecidas, que pelos altos custos cobrados pelo sistema de transporte, e por outros motivos também, não tem acesso aos espaços de lazer e cultura de nossa sociedade. Cerca de 32,7% da população recebem um salário mínimo para sobreviver, que só garante o básico para ela, enquanto meia dúzia de empresários fatura bilhões em cima de um direito que era para ser de toda a população. Com esse salário é impossível manter os altos custos que se tem com o transporte de nosso país, gasta-se em transporte para ir a escola ou faculdade, para ir ao supermercado, para ir ao cinema ou ao teatro, enfim, para se realizar todas as atividades que completam nossas vidas e são essenciais para vida humana. O acesso a esses bens não está sendo garantido, está sendo usurpado pelos grandes empresários do transporte, um direito social está sendo vendido para um pequeno grupo seleto de lobistas, enquanto a população sofre em não ter condições de se locomover de forma que garanta o minimo se acesso a coisas que são essenciais, como lazer, cultura e educação.
Em relação a educação em especial, mesmo que os estudantes paguem meia passagem em todo o território nacional, ainda sim o custo é muito alto para manter um aluno em plena atividade na escola. Para um pai de família que ganha um salário mínimo, como já vimos é um terço da população, além de ter que sustentar a casa, pagar as contas e demais gastos, tem que pagar para o filho o transporte diário para mantê-lo no colégio, e não é raro se ter notícias de alunos que faltaram a escola por causa de não ter transporte para ir a mesma, por não ter como se locomover, algo que era para se garantido pelo estado, o direito de ir e vir. Isso não é algo aceitável.
Por isso a AGES – Associação de Grêmios e Estudantes de Salvador, Juntamente com o Coletivo Universitário Movimente-se É Preciso Ousar, apoia que não deve ser cobrado tarifa de transporte para a população, pois considera que a mesma é um direito fundamental do cidadão, e não deve ser negociado com empresário algum. O transporte público deve ser estatizado, e sem cobrança de passagens, para garantir o direito de ir e vir da população, e o acesso a bens que são essenciais a população. Estudantes UNI-VOS, É Preciso Ousar. Estudantes UNI-VOS, É Preciso Ousar.

Movimente-se, É preciso Ousar pelo PASSE LIVRE.