quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Estudantes são forçadas a dividir o jantar por causa do fechamento do R.U.

Há uma semana o Restaurante Universitário da Universidade Federal da Bahia se encontra fechado. O motivo? Interdição realizada pela vigilância sanitária depois de 83 alunos passarem mal após uma refeição no restaurante que é administrada pela empresa Bestmeal – Vega.  Até o presente momento não há nenhum sinal de resolução do problema, e nenhuma nota foi lançada pela Universidade sobre o tema.
       A única providência tomada foi a liberação do ponto de distribuição de refeição localizado no PAF1 e administrada pela empresa Chalé para os bolsistas, mas apenas para os bolsistas. Enquanto isso milhares de estudantes ficam sem opção de alimentação, sem perspectiva de quando terão e como essa situação será contornada. A solução encontrada foi a solidariedade, estudantes bolsistas dividindo a refeição com não bolsista para garantir a alimentação do colega.
   Nós estudantes não aceitamos essa situação e precisamos de respostas concretas para que possamos garantir nossa permanência na instituição de ensino, que vai além de simplesmente assistir aula, temos que ter condições de nos manter na Universidade e sem comida não dá.

      Com essa situação queremos abrir o debate também do modelo de terceirização que é adotado pela Universidade no serviço de alimentação, que deixa a cargo de empresas privadas essa responsabilidade, que não tem compromisso com o estudante nem com a qualidade do alimento, apenas com o contrato feito para garantir sua margem de lucro com os recursos públicos que a instituição administra. Essa crítica feita ao modelo de terceirização vale para todos os serviços que Universidade ao invés de se responsabilizar por sua realização deixa a cargo de outras empresas, mas no caso específico dos restaurantes Universitários, para ser propositivo, tem plenas condições dele se tornar um projeto de extensão universitária, ou seja, um serviço controlado pela Universidade e que os estudantes possam praticar suas habilidades profissionais, um espaço que ao mesmo tempo abrirá oportunidades de aprendizado ao estudante, aumentará a responsabilidade e qualidade com os alimentos e diminuirá os custos do restaurante que se reverterá em diminuição do preço da refeição para todos os estudantes.