Há uma semana o Restaurante Universitário da Universidade
Federal da Bahia se encontra fechado. O motivo? Interdição realizada pela
vigilância sanitária depois de 83 alunos passarem mal após uma refeição no
restaurante que é administrada pela empresa Bestmeal – Vega. Até o presente momento não há nenhum sinal de
resolução do problema, e nenhuma nota foi lançada pela Universidade sobre o
tema.
A única
providência tomada foi a liberação do ponto de distribuição de refeição
localizado no PAF1 e administrada pela empresa Chalé para os bolsistas, mas apenas
para os bolsistas. Enquanto isso milhares de estudantes ficam sem opção de
alimentação, sem perspectiva de quando terão e como essa situação será contornada.
A solução encontrada foi a solidariedade, estudantes bolsistas dividindo a
refeição com não bolsista para garantir a alimentação do colega.
Nós estudantes não
aceitamos essa situação e precisamos de respostas concretas para que possamos garantir nossa permanência na instituição de ensino, que vai além de simplesmente
assistir aula, temos que ter condições de nos manter na Universidade e sem comida
não dá.
Com essa
situação queremos abrir o debate também do modelo de terceirização que é
adotado pela Universidade no serviço de alimentação, que deixa a cargo de
empresas privadas essa responsabilidade, que não tem compromisso com o
estudante nem com a qualidade do alimento, apenas com o contrato feito para
garantir sua margem de lucro com os recursos públicos que a instituição
administra. Essa crítica feita ao modelo de terceirização vale para todos os
serviços que Universidade ao invés de se responsabilizar por sua realização
deixa a cargo de outras empresas, mas no caso específico dos restaurantes
Universitários, para ser propositivo, tem plenas condições dele se tornar um
projeto de extensão universitária, ou seja, um serviço controlado pela
Universidade e que os estudantes possam praticar suas habilidades
profissionais, um espaço que ao mesmo tempo abrirá oportunidades de aprendizado
ao estudante, aumentará a responsabilidade e qualidade com os alimentos e
diminuirá os custos do restaurante que se reverterá em diminuição do preço da
refeição para todos os estudantes.