Acreditamos ser essencial ser debatido nesse processo o papel social da Universidade com a sociedade e a comunidade ao ser redor, usar do conhecimento produzido no meio acadêmico para interferir no meio em que vivemos e contribuir para o desenvolvimento social retribuindo o investimento feito na universidade para o bem comum da população. Isso pode ser atingido com o amplo desenvolvimento da pesquisa e extensão voltadas para as questões sociais e os problemas
Outro ponto essencial para o debate são as relações de opressões que se refletem dentro do ambiente universitário, as relações de gêneros, identidade de gênero, relações raciais e étnicas e relações econômicas. Entendemos que a universidade deve ser um espaço libertador e livre de qualquer preconceito, servindo como exemplo para a sociedade para que juntos possamos lutar contra qualquer tipo de opressão e exploração.
O ambiente universitário deve ser um espaço produtor de cultura e arte, aberto a todas as formas de manifestação cultural das mais diversas realidades e costumes de uma sociedade plural e diversa. Temos que fomentar a produção cultural e artística na UFBa, porque nela se reflete as mais diversas realidades que se encontram em nosso meio e serve como um espaço de visibilidade para grupos até então excluídos apresentarem seus questionamentos e dilemas, além de propiciar o intercâmbio de ideias e promover a interação entre as pessoas.
Outro aspecto importante que com certeza não pode faltar ao debate é o que diz respeito a importância da assistência estudantil na Universidade. Nos últimos períodos encontramos agentes novos na universidade, um novo perfil de estudante adentrou no ensino público superior, vindo de uma população que antes era excluída desse espaço, mas que encontram dificuldades de permanecer pelo fato dessa população refletir para dentro da universidade a grande desigualdade sócio-econômica existente em nosso país. Essas desigualdades precisam ser corrigidas para que todos os estudantes estejam em condições de igualdade para o aprendizado, seja nas condições de locomoção, alimentação, material didático e moradia, incluindo também o fortalecimento dos cursos noturnos, que ainda não funcionam de maneira integral como no diurno.
Essas e outras pautas é o que nos move para entrar nesse processo e convidar e motivar a todos os estudantes a participarem juntos conosco, para que possamos ter um Universidade/sociedade, livre, igualitária, democrática e Para Todos.