terça-feira, 16 de dezembro de 2014

IHACsoba - em favor do RU e da assistência estudantil.

Distribuição do yakisoba aos estudantes
    Hoje, dia 16/12/2014, as 12 horas, ocorreu uma manifestação em frente ao Restaurante Universitário da UFBa, em Ondina, organizado pelos Centros Acadêmicos do IHAC e o Diretório Central dos Estudantes (DCE), gestão Mandacaru. A intenção foi debater a atual situação que passa o RU e apresentar propostas do Movimento Estudantil da UFBa para o setor.
Distribuição do yakisoba aos estudantes
     O ato organizado por nós, estudantes, intitulado IHACssoba, foi a distribuição de yakisoba gratuitamente em frente do RU, fazendo o debate com os estudantes para que juntos venhamos pressionar a administração central para que nossas pautas sejam ouvidas. O ato teve cobertura da imprensa e esperamos ansiosos por respostas concretas as nossas reivindicações.
Discurso aos estudantes da atividade e nossas pautas
     Entre diversas pautas levantadas pelos estudantes destacam-se o aumento imediato das fichas do restaurante de Ondina, atualmente são distribuídas 1200 fichas, valor insuficiente para a demanda que necessita usar o restaurante, todos os dias diversos estudantes ficam sem se alimentar por acabar as fichas antes das 12:30. A construção imediata dos restaurantes de São Lazaro, da Politécnica e do Canela, hoje apenas o restaurante de Ondina funciona, além da oferta de alimentação insuficiente, os estudantes de outros campos da universidade tem que se deslocar para Ondina para poder se alimentar, o único transporte é o busufba, precário e demora bastante, pegam um fila enorme, pois o restaurante de Ondina concentra todos os estudantes da UFBa que come no RU gerando um excesso de demanda, e isso ocasiona que ou chegam atrasado em suas aulas a tarde ou saem cedo da aula pela manhã, porque se não, não almoçam. Por fim, a substituição do modelo de terceirização que administra o RU que não se preocupa com a qualidade da alimentação apenas com os lucros que vão tirar do contrato com a universidade, no local fazer um restaurante controlado pelos estudantes, onde estudantes de diversos cursos possam atuar no restaurante ganhando experiência profissional e reduzindo os custos da alimentação, hoje a a universidade subsidia em 15 reais o preço da alimentação, valor que não condiz ao serviço prestado.
      O coletivo Para Todos se colocou nessa luta ao lado dos estudantes para a melhoria das condições e ampliação  do Restaurante Universitário, essencial para a permanência dos estudantes na universidade.
  Cobertura da CBN da atividade (http://www.cbnsalvador.com.br/noticias/single-noticias/noticia/estudantes-da-ufba-realizam-protesto-para-reivindicar-melhores-condicoes-no-restaurante-universitario/?cHash=a1f8f6b2912888114ff9b435b5085e2b)               
   Cobertura do Correio da Bahia da atividade ( http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/ufba-estudantes-protestam-contra-comida-e-alagamento-de-residencia/?cHash=1927cbbd8fbede83fd44cb6c458b5cc1)