sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Frente ùnica pela mobilidade urbana - ato contra o aumento da tarifa

                             
     Hoje, dia 02 de janeiro de 2014, ocorreu um ato em reação ao o aumento do transporte público de Salvador, ato que juntou diversos setores da sociedade organizada e formou uma frente única pela Mobilidade Urbana. A manifestação ocorreu em frente a Secretária de Transporte Público e teve o objetivo, além de questionar o aumento das passagens de ônibus da cidade, debater o modelo de transporte público de Salvador.  Regado de criatividade e irreverência, no ato ocorreu performasse, poesia, a queima se uma catraca de papel e a leitura de um manifesto do movimento sobre a situação do transporte público de Salvador.
    O coletivo Para Todos se fez presente construindo essa luta em prol de um transporte público, gratuito e de qualidade.
   

       Segue o manifesto lido na manifestação da frente única de mobilidade urbana:

 

       Manifesto em prol do transporte público



O transporte público coletivo se tornou algo essencial à vida da população, é o principal meio de locomoção de massas das cidades, e é com ele que se garante que as pessoas possam ir para seus trabalhos, colégios e universidades, hospitais, lazer, e etc. O transporte público pode ser considerado nos tempos de hoje como um direito social, pois não há como se viver sem conseguir se locomover, principalmente nas cidades grandes. O que se acontece com o sistema de transporte no Brasil, que é nomeado como público, é o uso como uma fonte de riquezas e exploração de grandes empresários e um ótimo canal para lobbismo e financiamento de campanhas eleitorais, existe um grande descaso em relação a real importância do transporte público em nosso país.
Salvador, a cidade mais desigual do país, onde 40% da população recebem um salário mínimo ou menos, e são os principais utilizadores desse sistema, é quem arca com os autos custo
s cobrados para poder manter um pequeno grupo de políticos e empresários que ganham com esse sistema, ainda sofrem com a má qualidade do transporte.
Hoje, no dia 02 de janeiro de 2015, foi aumentada a tarifa do transporte de Salvador de R$ 2,80 para R$ 3,00, tarifa que não condiz com a realidade do serviço e nem com a realidade sócio-econômica da população, se tornando um peso a mais no bolso do trabalhador. Não há uma justificativa plausível para se manter essa tarifa, além do transporte público ser controlado por alguns empresários, algo que já é incoerente, não se sabe os verdadeiros custos que se tem para ser mantido o sistema nem a margem de lucro que se tem.
Por conta dessa situação que se encontra o transporte público coletivo de Salvador e da grande maioria das cidades brasileiras e a importância de se ter um transporte público de qualidade para a população, os movimentos sociais e entidades representativa de classe vem pautando, através de mobilizações, manifestações e debates, o modelo de transporte que realmente serve a nossa sociedade.