sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Nota de apoio aos estudantes do IHAC em realção a matrícula

Chegamos novamente no período de matrícula do IHAC, o Instituto que melhor dialoga com a proposta de Expansão e Democratização do ensino Superior brasileiro, tendo uma grande responsabilidade de oferecer as condições necessárias para que o estudante faça um curso de qualidade, sobretudo aquelas e aqueles que precisam trabalhar e possuem um horário limitado na Universidade. Porém neste período vem se repetindo dificuldades antigas nas ofertas e alocação dos estudantes nas disciplinas. 
O Instituto já sofre com uma grande retenção e possui uma quantidade inferior de professores em relação ao número de estudantes. Encontramos problemas com Componentes Curriculares Obrigatórios, pois são ofertados anualmente sendo assim caso a ou o estudante não possa pegar uma dessas disciplinas no período certo, corre o risco dela ou dele atrasar o curso ou não entrar na área de concentração no momento desejado. 
Entendemos as limitações do Instituto, como a quantidade reduzida de professores. Por isso queremos que novas turmas sejam abertas levando em consideração esse número, porém lutamos para que a demanda dos estudantes seja totalmente atendida nos próximos semestres, utilizando mecanismos institucionais, como um novo planejamento do projeto pedagógico que torne obrigação a oferta semestral de todas as obrigatórias e uma contratação de novos professores. 
É preciso que haja um replanejamento na oferta das disciplinas obrigatórias (LETE45, LETE43, CONTEMPORANEIDADE I e II) levando em conta a retenção desses estudantes de forma que não comprometa o andamento da sua formação. Desta forma é necessário que sejam ofertadas tais disciplinas em todos os semestres de acordo com a demanda dos estudantes para evitar a retenção dos estudantes e a contratação imediata de mais professores.